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10 estratégias de marketing para sua indústria construir uma marca forte

As estratégias de marketing digital servem para qualquer empresa, incluindo as indústrias. Estamos falando de projetos e ações de mídia social, de posicionamento digital através de sites e estratégias digitais fundamentais para novos clientes e fidelizar os atuais. 

Gerardo Arancioni, da Affare Fatto e da Pareto Package, um dos maiores especialistas de Brand Positioning na América Latina, listou 10 melhores estratégias de marketing digital para que a sua indústria consiga se destacar! 

Inclua telemarketing
Pode parecer estranho, mas as ligações telefônicas podem ser relevantes  Há muitos clientes que desejam e procuram produtos específicos, por isso não desperdice estes potenciais clientes que podem, através de uma ligação, despertar interesse em adquirir algo a mais. “O telemarketing é uma etapa importante da estratégia de marketing. Lembre-se de colocar seu número de telefone em toda comunicação”. 

Anuncie no Google
Todo mundo está no Google, mas nem todo mundo está bem posicionado. Separe um orçamento para criar anúncios no maior buscador do mundo para aparecer no radar de todos os usuários que fizerem pesquisas como “fábrica de calçados em São Paulo”, “orçamento para fabricar mesas” e por aí vai: “Mais do que apenas criar anuncio com  o nome, pense em deixar claro os dados e a maneira como estas informações estarão à disposição do cliente. Contemple telefone, site, redes sociais, localização e qualquer outra maneira de começar uma comunicação ativa”.

E o site? É útil e eficaz?
Pense no ranqueamento e no design do seu site. É a cara do negócio na web, uma parte muito importante da sua estratégia de marketing digital. Mas sem complicação: tenha um site atraente, simples e fácil de navegar para que seus clientes tenham as informações que precisam para se interessar pelo seu negócio: “O acesso pelo Smartphone é um dos mais comuns, então o site precisa ser leve para a experiência do usuário ser facilitada”.

E as redes sociais?
Gestão de redes sociais não pode faltar. É o portal para muitos clientes chegarem ao seu negócio e a maioria dos seus concorrentes estão lá! Presença nas redes sociais é importante para qualquer marca e não estamos falando apenas de postar, curtir, fazer comentários e começar a seguir novas pessoas. “A ideia é assumir um compromisso no ambiente em que as pessoas estão usando diariamente. Tenha planos e estratégias bem definidas de como será a presença nas redes sociais. Criar um calendário de publicações permitirá que você se organize melhor para não repetir conteúdos, publicar nos melhores horários e planejar tópicos. Uma agência de comunicação cuida de tudo com tranquilidade”. 

Mantenha seus clientes anteriores
Construir uma base de clientes só tem validade quando há manutenção de informações. Que tal convidar clientes antigos para comprar seus produtos novamente? Se a experiência foi boa, é hora de entrar em contato e perguntar se eles precisam de mais algo diferente: “É o relacionamento duradouro e de longo prazo com seus clientes, uma ótima estratégia de marketing digital. Talvez você consiga novos contratos com eles ou até  novos clientes graças ao contato”. 

Não descuide do conteúdo audiovisual
Cada vez mais usuários estão consumindo conteúdo audiovisual em diferentes plataformas, o que faz deste conteúdo uma estratégia de marketing a ser considerada.  Para a indústria, pense nas possibilidades: vídeo de uma fábrica feito com drone, em movimento rápido,  um passeio por dentro das instalações. “Não tenha medo de se aventurar na arte audiovisual para aprimorar sua estratégia de marketing digital. Existem produtoras excelentes que entregam o conteúdo que o seu negócio precisa. Só não pode ficar de fora”.

Mostre sua forma de trabalhar e seus colaboradores
É o momento de ganhar a confiança dos seus potenciais clientes, que devem poder confiar a você grandes projetos. Para isso, uma estratégia útil é apresentar a sua forma de trabalhar. A humanização sempre foi uma parte importante do marketing digital.“Ao apresentar seus colaboradores em campanhas de marketing, seus clientes e leads podem ver quem está por trás do seu negócio e, assim, sentir uma certa proximidade. Pode ser em vídeos,  postagens nas redes sociais, blog, entrevistas com funcionários e o  famoso “quem somos nós?” no site oficial” 

Depoimentos de clientes pesam positivamente
Para ganhar a confiança de seus clientes potenciais, que tal ter boas avaliações de quem já comprou de você? Depoimentos podem ser a primeira coisa que os clientes em potencial descobrem antes de fazer alguma compra: “Inclua casos de clientes satisfeitos e depoimentos em seu site. Se possível, produza vídeos de depoimentos de clientes e publique-os em suas redes sociais. Vai facilitar muito”.

Aposte no ‘blog’
Existem inúmeros tópicos relacionados à indústria sobre os quais você pode falar e relatar, e os mecanismos de busca do Google encontram o que estão melhor construídos – novamente, uma agência de comunicação pode ajudar neste quesito. “Aumenta sua credibilidade e o posicionará como uma empresa que conhece a área, sem contar o posicionamento de SEO (Search Engine Optimization), como o Google encontra os conteúdos para entregar nas pesquisas.

Realidade aumentada e virtual
Tecnologia recente, mas já com um pedo incrível no posicionamento de qualquer marca. O acesso à informação nos oferecem novas possibilidades que valem a pena aproveitar, como a realidade virtual e a realidade aumentada. Pode ser usado de maneira virtual e abrangente, mostrando um novo produto mesmo sem tê-lo iniciado. É a mágica acontecendo. “ Seus clientes vão entender como é seu trabalho tão logo visualizem o produto. Vai facilitar o poder de decisão. Aposte nesta tecnologia para sair na frente da concorrência.”