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Estratégias de posicionamento para a indústria de alimentos

No mundo dos negócios, se posicionar com Brand Positioning é tão fundamental quanto possuir produtos de qualidade. Para ajudar esse posicionamento, e angariar uma nova percepção por parte dos clientes, Gerardo Arancioni, maior especialista de BP na América Latina, da Affare Fatto e da Pareto Package, listou o que deve ser feito para que 2022 seja um ano diferente para o seu negócio.

Abuse do marketing nutricional
Pouco se fala sobre o assunto, mas o marketing nutricional é uma importante ferramenta para diferenciar seus produtos. Criando estratégias baseadas em fornecer um conjunto de informações nutricionais sobre seus produtos, o seu cliente vai poder realizar escolhas coerentes com seu estilo de vida:

“A tabela nutricional nos rótulos dos alimentos é obrigatória, mas devemos encarar como uma fonte de informação pertinente. Funciona perfeitamente como instrumento de marketing nutricional. Mostre que seus produtos são feitos com insumos de qualidade através de dados nutricionais elaborados e veiculados de maneira compreensiva e destaque os nutrientes. No supermercado, as pessoas olham cada detalhe, portanto é uma oportunidade para se diferenciar.”

Pontos de vendas com ações
Tanto revendedores, quanto clientes, precisam saber mais a respeito de seu produto e, assim, gerar confiança. Crie ações que melhorem esta confiança e gere empatia nos clientes: “A pandemia limitou  as degustações, mas em breve podemos voltar a ter esta experiência que explora o sensorial do paladar, criando uma conexão. Amostras grátis ou criação de kit promocionais são formas de mostrar seu produto, algo parecido com um test drive. Ideal para quem deseja lançar um novo produto ou deseja que um novo sabor seja conhecido por parte dos consumidores”

Pense na imagem
Tem que ser atrativa, sem dúvida alguma. Você aumenta o desejo de compra dos consumidores através do impacto visual da embalagem, que passa a trabalhar para a sua marca diariamente de maneira silenciosa:

”Imprima nas imagens suas características únicas, que reflitam a personalidade do produto. Pense na fotografia, que deve ser profissional e elaborada de acordo com suas intenções promocionais e transmita sensações. Um salgadinho picante pode ter uma embalagem vermelha e amarela, assim como um refrigerante de uva pode abusar do roxo e azul”.

Pense no posicionamento digital
A interação com o seu público-alvo tanto precisa tanger o online também. O mundo moderno adora redes sociais e estar conectado transmite valores que só o universo físico não consegue: “Tenha uma equipe de social media para interagir, tirar dúvidas e passar uma imagem interativa da sua marca. Ações virais, vídeos e stories fazem sucesso e podem se tornar viral, trazendo mais atenção para seu produto. Contemple ações online  para que os clientes saibam qual o seu posicionamento, mas sem polêmicas.”